ACI-E compartilha conhecimento no “Conectando Pessoas”

Na noite do dia 22 de agosto, o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou a primeira edição do evento “Conectando Pessoas”
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
ACI-E compartilha conhecimento no "Conectando Pessoas"
Integrantes do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, ACI-E e palestrantes.

ACI-E compartilha conhecimento no “Conectando Pessoas” – Na noite do dia 22 de agosto, o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou a primeira edição do evento “Conectando Pessoas”. Com o tema “Arte de Engajar: Técnicas e Ferramentas para Líderes”, o evento reuniu 140 pessoas e contou com as palestras de Darlan Wilsmann, empreendedor e consultor, e Juliana Pavão, consultora e facilitadora de líderes e equipes.

A presidente da ACI-E, Raquel Cadore, destacou a importância do desenvolvimento contínuo proporcionado pelos Núcleos da Associação. “Enquanto líder, fico muito feliz porque um dos pontos fortes aqui é o desenvolvimento. Os núcleos têm autonomia e trabalham muito bem para que isso aconteça. Não lideramos sozinhos, precisamos engajar todas as pessoas no mesmo propósito.”

A diretora de Núcleos, Vânia Pedo, também expressou sua satisfação com o evento e a importância dos núcleos dentro da ACI-E. “Estou muito feliz pelo sucesso do evento e pelas pessoas que estão aqui. Sou apaixonada pelos núcleos, e muitos dos momentos que vivemos são resultados deles. Quem ainda não conhece os núcleos, deveria se aproximar e conhecê-los. É uma experiência enriquecedora.”

 

Escuta e comunicação 

A palestrante Juliana Pavão, que possui 15 anos de experiência impulsionando o crescimento e a transformação de organizações em diversos setores, abordou a importância dos líderes entenderem e comunicarem o “porquê” por trás das tarefas, e não apenas o “como” e o “o quê”. “Se for só por salário, o trabalho se torna muito pesado. Precisamos ressignificar o porquê das nossas ações, para que não seja apenas uma tarefa, mas algo com um propósito maior,” enfatizou Juliana.

Juliana também abordou a questão da escuta ativa na liderança. “Um líder que só fala e não escuta não consegue criar um ambiente de confiança. Escutar bem é mais importante do que falar bem. Isso não significa apenas ouvir, mas realmente compreender, olhando nos olhos, entendendo a pessoa. Quando um líder elogia e valoriza, a cobrança, quando necessária, é muito mais leve e eficaz.”

 

Desapego e credibilidade

Darlan Wilsmann, que é empreendedor, palestrante, consultor e treinador de times comerciais, falou sobre a necessidade de desapego às tradições e de adaptação à era da credibilidade. “Hoje, não vivemos mais na era da tradição, mas na era da credibilidade. Você pode ter 30 dias de negócio e já ter credibilidade. As pessoas te recomendam porque você se mostra, porque você tem coragem de desapegar do tradicional.”

Darlan também explorou a analogia entre o comportamento de um CPF (pessoa física) e de um CNPJ (empresa), mostrando como as influências que recebemos moldam nossas ações e, consequentemente, nossos resultados. “Nós somos reflexo do ambiente em que estamos. As influências que recebemos impactam diretamente nossas decisões e comportamentos. É por isso que eu digo: o jogo começa aqui, no nosso CPF. Se queremos ser profissionais de alta performance, precisamos nos cercar de influências que nos levem a esse nível.”

ACI-E compartilha conhecimento