A 5ª edição do Saint Patrick’s Day, realizado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (Acerva) em parceria com o Governo de Estrela no último sábado (09), reuniu um público superior a 5 mil pessoas. O balanço oficial da organização do evento também revela que foram consumidos mais de 2.5 mil litros de cerveja, resultado que fica acima da expectativa dos cervejeiros.
O presidente da Acerva, Fabio Taborda Albrecht, explica que a organização tinha como referência o “Oktober Platz”, evento realizado em outubro do ano passado, junto à Praça Menna Barreto. “Acreditamos que tanto em termos de consumo, quanto em número de público, a 5ª edição do Saint Patrick’s Day superou nossas expectativas”, relata.
O balanço junto aos cervejeiros participantes revelou que o consumo – estimado em 2.5 mil litros de cerveja – associado à estimativa de público, de mais de 5 mil pessoas, exige também um pouco mais da organização. “Fizemos já uma análise geral e para próximos eventos já estamos com a ideia certa de colocar mais uma tenda de cerveja, assim como ampliar em 50% mais atendentes para cada tenda, no mínimo”, diz Albrecht.
Entre as cervejas mais consumidas estão a Pilsen e a Oktoberfest – sendo que a segunda é uma receita da Acerva. Entre outras receitas também foi comercializada a cerveja verde, característica da tradição de Saint Patrick’s Day. As bandas “O Bando”, “Os Lupulados”, “Vôo Noturno” e “Fox Hunters” animaram os visitantes durante as quase dez horas de evento.
Evento consolidado em Estrela
Para o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, o Saint Patrick’s Day já faz parte do calendário oficial de eventos, sendo consolidado como uma atração fixa nesta última edição. “Este evento começou, há alguns anos, de maneira tímida, mas hoje mostra-se como uma programação consolidada, com a participação maciça da comunidade de Estrela e de toda a região”, avalia.
O secretário diz que a população aprovou o Saint Patrick’s Day, por conta da reação do público. “Isto mostra que estamos no caminho certo. Essa é nossa função, enquanto gestor público, fazer pela comunidade, apoiando os eventos e dando condições para a realização destas iniciativas”, argumenta Mallmann, ao justificar que o apoio nem sempre precisa ser na forma de patrocínio.
A 5ª edição do Saint Patrick’s Day reuniu um público superior a 5 mil pessoas.
Mallmann explica que a cedência do espaço – a área conhecida como Escadaria do Rio Taquari – é uma das maneiras de promover a integração entre o público e o privado, para motivar a realização de eventos regionais em Estrela. “A revitalização do local hoje, após 10 anos ter sido iniciada, mostra que foi um grande acerto desta administração e de outras que já passaram. Buscavam-se outras formas de realização de eventos, e a Escadaria é um grande espaço para isto”, complementa.