Histórias de empreendedorismo no Happy Hour da CIC Teutônia – A CIC Teutônia promoveu na noite de quinta-feira, 15, a segunda edição de 2024 do tradicional Happy Hour Empresarial. O evento abordou os desafios da jornada empresarial no passado, no presente e no futuro, a partir de cases de sucesso.
Com mediação do vice-presidente de Serviços, Darlei Lima, e da diretora da pasta, Fabiani Graciela Bartz, quatro associados locais apresentaram seus empreendimentos. O presidente da CIC Teutônia, Renato Lauri Scheffler, valorizou a participação do público. “É muito bom estarmos reunidos para ouvir cases de associados, oportunidade para levarmos conhecimentos e aprendizados para nossos negócios e para a vida.”
Participaram do bate papo Jonas Pereira, proprietário da Barbershop JP Tesouras de Ouro, Cristiane Angst, proprietária da Haustips Cris Personal Organizer, Elmo Miguel Zwirtes, proprietário da Oficina do Vermelho e Nilmar Braga, fundador e sócio-proprietário da rede de academias Seja Momento Gym. A programação da noite também contou com música ao vivo de Marco & Nando, comes e bebes. O evento teve patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco.
Histórias de empreendedorismo
Jonas Pereira destacou a humildade, a persistência e saber aproveitar as oportunidades como fundamentais para o sucesso. Contou a história de vida de muitas dificuldades, nas reforçou a decisão de mudar. “Há 13 anos Teutônia me recebeu de braços abertos, trabalhei em empresas locais, mas tinha algo a mais para oferecer e me descobrir, tinha a certeza de que teria condições de ter meu próprio negócio”, aponta. Em 23 de novembro de 2015 ele abriu a barbearia, que hoje tem mais de três mil clientes cadastrados.
A Organizadora Pessoal Cristiane Angst iniciou a Haustips organizando a própria casa. Depois de realizar cursos pela internet para arrumar o lar, ela percebeu que poderia levar essa ideia para a casa de outras pessoas. “É fundamental uma relação de confiança com o cliente, em que ele me mostra a sua bagunça e eu possa oferecer algumas ideias.”
Paciência e Aperfeiçoamento
Elmo Miguel Zwirtes destacou a importância do investimento em cursos profissionalizantes e conhecimento especializado para o sucesso da oficina. Ressalta a dedicação, tempo, treinamentos e troca de conhecimentos para se adaptar as constantes transformações do mercado de automóveis. “É preciso estar sempre à frente. Saímos do carburador para a injeção eletrônica, e estamos indo rapidamente do carro elétrico para o carro autônomo”, enumerou .
Nilmar Braga afirma que o perfil de empreendedor se forja aos poucos, por isso é preciso paciência. Lembra que a academia nasceu com a intenção oferecer algo diferenciado aos clientes, e do tempo de maturação até a consolidação da empresa. “Aprendi a ter paciência, por exemplo, com horários que levaram um tempo até se consolidarem entre os alunos, que hoje já são 1,6 mil. Nunca subestime uma boa ideia, coloque em prática e corra atrás dos teus sonhos.”
Histórias de empreendedorismo na CIC Teutônia