Instituto Caldeira trabalha segundo ciclo do Projeto Domus

O segundo ciclo das comunidades de aprendizado do Instituto Caldeira, também conhecidas como “Domos”, terá como uma das pautas de discussão a regeneração do Quarto Distrito, em Porto Alegre.
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Instituto Caldeira

Instituto Caldeira trabalha segundo ciclo do Projeto Domus – O segundo ciclo das comunidades de aprendizado do Instituto Caldeira, também conhecidas como “Domos”, terá como uma das pautas de discussão a regeneração do Quarto Distrito. A região de Porto Alegre (RS) onde está localizada a sede do hub de inovação foi fortemente impactada pelas enchentes do início de maio. O Domos é uma iniciativa que visa integrar membros do Caldeira em torno de um assunto específico, organizando pequenos grupos divididos por diferentes temáticas para promover debates construtivos entre as lideranças do ecossistema. O segundo ciclo do projeto está em operação desde o final de junho.

Diretor Executivo do Instituto, Pedro Valério afirma que o Domos visa ampliar as possibilidades de interação colaborativa entre diferentes membros da comunidade Caldeira. “Entendemos que a essência das comunidades está na interação colaborativa entre diferentes atores no intuito de solucionar problemas em seu próprio território.”

Segundo ele, neste segundo ciclo, a iniciativa apresenta a proposta de olhar coletivamente para o território do Quarto Distrito, e refletir sobre seus principais desafios e demandas. “Quais mudanças eu desejo ver neste bairro pós-enchente? Como cidadão, qual é o meu papel nessas mudanças?”

Neste ciclo, os eixos temáticos são Open Innovation, Legal Innovation, Educação, People, Design, Founders e CEO. Algumas das empresas e instituições participantes dos diferentes eixos são Marcopolo, Zenvia, Trinca Design, Betahaus, Renner, Randoncorp, TAG Livros, Agidesk, Yours Bank, Alura, Unisinos, Sicredi, Unimed Porto Alegre, Braskem, Grendene, SLC, Todeschini, Grupo Panvel, Banrisul e Sebrae RS.

 

Objetivos do Domos

A cada ciclo do Domos, uma vez definido o foco, cada grupo temático passa por um processo de ampliação de visão e ideias. Em seguida, por geração de ideias, validação de ideias, prototipação de soluções e, por fim, compartilhamento das soluções criadas. Por meio desse processo, o Domos objetiva criar relacionamentos e conexões entre lideranças de empresas membros da Comunidade Caldeira que atuem em segmentos afins. Também pretende fomentar discussões e ampliar o conhecimento sobre temáticas específicas, incentivando a colaboração entre as empresas para possibilitar o desenvolvimento de soluções habilitantes.